Como monitorar anúncios do Facebook Ads no Google Analytics.

/, Tecnologia/Como monitorar anúncios do Facebook Ads no Google Analytics.

Como monitorar anúncios do Facebook Ads no Google Analytics.

Um dos grandes problemas que muitas vezes ocorre ao criarmos uma campanha de Facebook Ads, é a discrepância entre as informações que o painel do Facebook apresenta em relação aos cliques no anúncio e o que efetivamente está ocorrendo nos nossos relatórios do Google Analytics.

O que está aparecendo de número de cliques no meu anúncio do Facebook Ads não refere-se a cliques para fora do Face, mas sim, ao número de interações que ocorreram nele e envolvem cliques no link externocliques de curtir, cliques de compartilhar e assim por diante.

Selecionei um exemplo de um anúncio de um cliente feito recentemente que simula exatamente o que ocorre:


Modelo de painel de anúncios no facebook

No exemplo mostrado o cliente recebeu 405 cliques no anúncio, mas recebeu no site apenas 106 sessões oriundas do Facebook para o artigo impulsionado em sua página – conforme relatório abaixo:

numero-sessoes-facebook-ads

Pode ocorrer também de o tráfego gerado pelo Facebook Ads estar sendo monitorado como Tráfego Direto no Google Analytics, e não como vindos da rede social.

No Google Analytics, o tráfego direto é o tráfego para o qual um referencial não foi especificado. O Código do GA recebe as informações de referência no cabeçalho HTTP. No entanto, se o cabeçalho HTTP não inclui um campo de referência, o Google Analytics não pode descobrir de onde está vindo o pedido.

Por muitas razões, o tráfego de anúncios do Facebook muitas vezes não incluem um referencial, e que faz com que GA classifique-o como Tráfego Direto. Assim, a fim de classificar com precisão o tráfego vindo do Facebook, você precisa ter uma abordagem diferente.

Como corrigir esta questão e ter relatórios exatos de acessos vindos de uma campanha do Facebook Ads?

Para corrigir o problema e ter dados exatos de sua campanha, o correto é Criar uma URL Personalizada no Google Analtyics. Com essa informação você diz ao GA de onde vem este clique, qual a campanha, se é um banner, um link, etc.

Criador-de-url-google-analytics-1024x502

Vejamos o passo a passo em vídeo de como fazer o procedimento e dar a informação correta ao Facebook Ads

[youtube id=”http://youtu.be/0Kgx59HAg0g” width=”600″ height=”350″]

O facebook também forneceu um PDF (em inglês) de ajuda para este tipo de operação. Baixe o PDF aqui.

 

[highlight color=”eg. yellow, black”]FONTE: http://www.profissionaisti.com.br/2014/10/como-monitorar-anuncios-do-facebook-ads-no-google-analytics/[/highlight]

[highlight color=”eg. yellow, black”]AUTOR: http://www.profissionaisti.com.br/author/julianocalao/[/highlight]

By |2014-10-27T10:45:44+00:00outubro 20th, 2014|Empreendedorismo, Tecnologia|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment